O que é gestão de projetos?

Antes de explicar sobre a gestão de projetos, precisamos entender o que é um projeto e por que estamos cercados de projetos a todos os momentos, principalmente projetos sem sucesso.

O que é um projeto?

De acordo com o PMI – Project Management Institute (Instituição mais renomada n área de gestão de projetos), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo.

Dessa forma, pode-se caracterizar um projeto como algo temporário que necessita de planejamento, execução e controle. Tudo isso serve para entregar produtos ou serviços de maneira exclusiva através de etapas determinadas previamente e com recursos limitados.

“De todas as coisas que eu fiz, a mais vital foi coordenar os talentos daqueles que trabalham para nós e alinhá-los em direção a uma meta.”
Walt Disney

O que é Gestão de projetos?

A gestão de projetos, é aplicar técnicas, para que um projeto alcance o objetivo. Sempre de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento, como prazo e orçamento. Para obter o resultado esperado, tudo dependerá de um bom planejamento.

A gestão de projetos visa garantir que o resultado tanto para a empresa, quanto para seu cliente, de forma organizada, com a programação antecipada de cada ação.

Basicamente, todo projeto tem início, meio de fim, com essas etapas planejadas nos mínimos detalhes.

  1. Planejamento
  2. Execução 
  3. Conclusão

Isso possibilita o planejamento, monitoramento e controle de todo o projeto. Por isso, cada vez mais empresas investem, treinam equipes e incentivam a participação em eventos e especializações da área.

 

Tem um projeto?

Estou sempre aberto para discutir seu projeto, melhorar sua presença online ou ajudar com seus desafios.

Navegação

Redes sociais

Higor Naves | Todos os direitos reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.